sexta-feira, 29 de abril de 2011

Filogenia

A evolução dos seres vivos: os ancestrais comuns

O homem descende do macaco?

Imaginando que a resposta a estas questões se encontra nos nossos antepassados, um certo número de pessoas estão ainda aterrorizadas pela idéia de que o homem descende do macaco. Ora o macaco não é o antepassado do homem, mas antes um primo subdesenvolvido muito antigo. A linha dos Hominídeos - de que o Homem é originário - e a linha dos macacos provêm ambas dos primatas. Assim, seria preferível dizer que o Homem descende do animal, mas que beneficiou claramente melhor vitaminas e fósforo que o golfinho ou o gorila que não acompanharam o desenrolar da evolução!


Os reinos dos seres vivos

O planeta Terra abriga uma grande diversidade de seres vivos que ocupam os mais diferentes ambientes.
Existem desde seres gigantescos até os microscópicos, vivendo em todas as localidades do planeta. Para facilitar o estudo e a compreensão desses seres vivos, eles foram agrupados em cinco reinos. Vamos conhecer estes Reinos

Reino Monerahttp://www.idealdicas.com/wp-content/reino-monera2.jpgAbriga todos os seres procariontes, os quais não possuem núcleo organizado e nenhuma estrutura citoplasmática membranosa. São unicelulares e a nutrição é feita comumente por absorção, exceção feita a alguns seres foto e quimiossintetizantes presentes nesse reino. A reprodução mais comum é a divisão binária, embora possa ocorrer também a recombinação gênica. Esse reino é constituído pelas bactérias e pelas cianobactérias (cianofíceas ou algas azuis).

Reino Protistahttp://www.idealdicas.com/wp-content/reino-protista.jpgInclui seres muito diversificados: unicelulares, pluricelulares e coloniais. Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca (membrana nuclear). A nutrição ocorre geralmente por absorção, fotossíntese ou ingestão. A reprodução pode ocorrer envolvendo processos sexuados e assexuados (fragmentação e bipartição). Esse reino é constituído por algas eucarióticas e protozoários. Alguns biólogos incluem os mixomicetos nesse grupo devido a suas características amebóides.

Reino Fungihttp://www.idealdicas.com/wp-content/reino-fungi.jpgInclui os organismos uni e pluricelulares, eucarióticos, sem pigmentação sintetizante, heterótrofos e que não possuem tecido organizado. A nutrição se faz por saprofismo ou parasitismo. A reprodução envolve ciclos sexuados e assexuados.
Esse reino agrupa os seres conhecidos como bolores, mofo, cogumelos, leveduras etc. São heterótrofos saprófagos e, sem dúvida, apresentam a maior diversidade de enzimas digestivas. São, ao lado das bactérias,os principais decompositores, importantíssimos na reciclagem de matéria no ecossistema.

Reino Plantae (Metaphyta)
http://www.idealdicas.com/wp-content/reino-plantae.jpgInclui seres pluricelulares, fotossintetizantes, eucarióticos, com tecidos organizados. A nutrição é autotrófica fotossintetizante. A reprodução típica ocorre por ciclos alternantes haplóides e diplóides. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esse reino agrupa todos os seres fotossintetizantes, pluricelulares com tecidos e órgãos diferenciados. Esses seres, mais de 325 mil espécies, proporcionam habitat e alimentação para outros reinos.

Reino Animalia (Metazoa)http://www.idealdicas.com/wp-content/reino-animalia.jpgInclui organismos pluricelulares sem pigmentação fotossintetizante, eucarióticos e multicelulares. A nutrição é heterotrófica. É representado pelos animais vertebrados e invertebrados. Esse reino inclui organismos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos e com células organizadas em tecidos. Algumas características foram sendo selecionadas durante o processo evolutivo desses seres. A forma compacta do corpo, a presença de esqueleto rígido e estruturas musculares e sistemas de coordenação melhoraram os processos de defesa e captura de alimentos

FONTE: http://www.idealdicas.com/seres-vivos-os-cinco-reinos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário