sexta-feira, 29 de abril de 2011

Filogenia

A evolução dos seres vivos: os ancestrais comuns

O homem descende do macaco?

Imaginando que a resposta a estas questões se encontra nos nossos antepassados, um certo número de pessoas estão ainda aterrorizadas pela idéia de que o homem descende do macaco. Ora o macaco não é o antepassado do homem, mas antes um primo subdesenvolvido muito antigo. A linha dos Hominídeos - de que o Homem é originário - e a linha dos macacos provêm ambas dos primatas. Assim, seria preferível dizer que o Homem descende do animal, mas que beneficiou claramente melhor vitaminas e fósforo que o golfinho ou o gorila que não acompanharam o desenrolar da evolução!


Os reinos dos seres vivos

O planeta Terra abriga uma grande diversidade de seres vivos que ocupam os mais diferentes ambientes.
Existem desde seres gigantescos até os microscópicos, vivendo em todas as localidades do planeta. Para facilitar o estudo e a compreensão desses seres vivos, eles foram agrupados em cinco reinos. Vamos conhecer estes Reinos

Reino Monerahttp://www.idealdicas.com/wp-content/reino-monera2.jpgAbriga todos os seres procariontes, os quais não possuem núcleo organizado e nenhuma estrutura citoplasmática membranosa. São unicelulares e a nutrição é feita comumente por absorção, exceção feita a alguns seres foto e quimiossintetizantes presentes nesse reino. A reprodução mais comum é a divisão binária, embora possa ocorrer também a recombinação gênica. Esse reino é constituído pelas bactérias e pelas cianobactérias (cianofíceas ou algas azuis).

Reino Protistahttp://www.idealdicas.com/wp-content/reino-protista.jpgInclui seres muito diversificados: unicelulares, pluricelulares e coloniais. Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca (membrana nuclear). A nutrição ocorre geralmente por absorção, fotossíntese ou ingestão. A reprodução pode ocorrer envolvendo processos sexuados e assexuados (fragmentação e bipartição). Esse reino é constituído por algas eucarióticas e protozoários. Alguns biólogos incluem os mixomicetos nesse grupo devido a suas características amebóides.

Reino Fungihttp://www.idealdicas.com/wp-content/reino-fungi.jpgInclui os organismos uni e pluricelulares, eucarióticos, sem pigmentação sintetizante, heterótrofos e que não possuem tecido organizado. A nutrição se faz por saprofismo ou parasitismo. A reprodução envolve ciclos sexuados e assexuados.
Esse reino agrupa os seres conhecidos como bolores, mofo, cogumelos, leveduras etc. São heterótrofos saprófagos e, sem dúvida, apresentam a maior diversidade de enzimas digestivas. São, ao lado das bactérias,os principais decompositores, importantíssimos na reciclagem de matéria no ecossistema.

Reino Plantae (Metaphyta)
http://www.idealdicas.com/wp-content/reino-plantae.jpgInclui seres pluricelulares, fotossintetizantes, eucarióticos, com tecidos organizados. A nutrição é autotrófica fotossintetizante. A reprodução típica ocorre por ciclos alternantes haplóides e diplóides. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esse reino agrupa todos os seres fotossintetizantes, pluricelulares com tecidos e órgãos diferenciados. Esses seres, mais de 325 mil espécies, proporcionam habitat e alimentação para outros reinos.

Reino Animalia (Metazoa)http://www.idealdicas.com/wp-content/reino-animalia.jpgInclui organismos pluricelulares sem pigmentação fotossintetizante, eucarióticos e multicelulares. A nutrição é heterotrófica. É representado pelos animais vertebrados e invertebrados. Esse reino inclui organismos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos e com células organizadas em tecidos. Algumas características foram sendo selecionadas durante o processo evolutivo desses seres. A forma compacta do corpo, a presença de esqueleto rígido e estruturas musculares e sistemas de coordenação melhoraram os processos de defesa e captura de alimentos

FONTE: http://www.idealdicas.com/seres-vivos-os-cinco-reinos/


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Niveis de Organização


 De organismo à Biosfera


• População - População é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que vive num determinado lugar e numa determinada época. 
• Comunidade - Ao conjunto das diversas populações chamamos comunidade. A comunidade representa, portanto, o conjunto dos seres vivos de uma certa área.
• Ecossistema - Quando a comunidade de certa área é considerada junto com os fatores não-vivos (abióticos), falamos em ecossistema. Num ecossistema existem portanto os fatores vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).
• Biosfera - Ao conjunto de todos ecossistemas do planeta os biólogos denominam biosfera ou ecosfera. O termo significa “esfera da vida”  e evidentemente se refere as partes do planeta Terra que contém vida.


De célula à organismo

Seres vivos constituídos por uma única célula são chamados de organismos unicelulares. Neste caso, a célula desempenha todas as funções vitais.
Seres vivos constituídos por mais de uma célula são chamados de organismos multicelulares ou pluricelulares. Neste caso, na maioria dos organismos, as células especializam-se e realizam funções diversas , necessárias à sobrevivência do organismo. Esse processo é denominado diferenciação celular.


O níveis de organização e os ramos da Biologia que estudam

Átomos e moléculas
Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos. Como já vimos, a matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.

Organelas e Células
As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células, cada uma com sua função específica.

Tecidos
Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.

Órgãos
Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.

Sistemas
Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, glândulas, etc.

Organismo
A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.

População
Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.

Comunidade
O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade. O “Cerradinho”, uma reserva ecológica dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é uma comunidade que abriga diferentes populações de plantas e animais nativos da região.

Ecossistema
O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema. Por exemplo, uma população de jacarés que está tomando sol em cima de uma pedra, nas margens de um rio.

Biosfera
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra. A biosfera é a mais alta de todas as hierarquias.