sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Exploração da Africa pelos Portugueses

-Origens da escravidão

A escravidão, na África, começou com seu próprio povo; as tribos brigavam entre si, e as populações derrotadas nestas guerras, serviam como recompensa. Os derrotados viravam escravos para servirem ali mesmo ou para serem embarcados para outras regiões. Havia guerras com o exclusivo fim de produzir cativos, o reino do Sego, a confederação Ashanti, o reino do Dahomé e as cidades - estados iorubas foram nações escravizadoras, que anualmente,lançavam seus exércitos em operações de envergadura. Guerreiros promoviam rápidos ataques nos territórios vizinhos, onde aprisionavam um punhado de aldeãos. As operações escravizadoras destruíam e desorganizavam a produção artesanal e pastoril de comunidades inteiras, fora as perdas de vidas motivadas pelos combates. Para cada africano desembarcado vivo nas Américas, dois outros teriam morrido, na África ou em alto mar, em decorrência das violências, diretas ou não, movidas pelo tráfico.
http://artedafrica.blogspot.com/2009/12/origem-da-escravidao-na-africa.html

-Diferença entre escravos e servos

 O escravo é aquele que precisa servir; O servo é aquele que vive para servir.. O escravo precisa;O servo tem oportunidade.. O escravo faz o mínimo requerido; O servo alcaça o potencial maxímo.. O escravo anda uma milha; O servo anda uma milha extra.. O escravo se sente roubado; O servo dá.. O escravo é cativo;O servo é livre.. O escravo se considera injustiçado; O servo se considera honrado no servir.. O escravo luta por direitos; O servo abre mão dos seus direitos.
http://www.dignow.org/post/a-diferen%C3%A7a-entre-o-escravo-e-o-servo-1652751-41478.html

-Tráfico Negreiro

Na Colônia, ainda no século XVI, os portugueses já haviam dado início ao tráfico negreiro, atividade comercial bastante lucrativa. Os traficantes de escravos negros, interessados em ampliar esse rendoso negócio, firmaram alianças com os chefes tribais africanos. Estabeleceram com eles um comércio baseado no escambo, onde trocavam tecidos de seda, jóias, metais preciosos, armas, tabaco,algodão e cachaça, por africanos capturados em guerras com tribos inimigas.
Segundo o historiador Arno Wehling, "a ampliação do tráfico e sua organização em sólidas bases empresariais permitiram criar um mercado negreiro transatlântico que deu estabilidade ao fluxo de mão-de-obra, aumentando a oferta, ao contrário da oscilação no fornecimento de indígenas, ocasionada pela dizimação das tribos mais próximas e pela fuga de outras para o interior da Colônia". Por outro lado, a Igreja, que tinha se manifestado contra a escravidão dos indígenas, não se opôs à escravização dos africanos. Dessa maneira, a utilização da mão-de-obra escrava africana tornou-se a melhor solução para a atividade açucareira.
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/traf_negreiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário