sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mais Invertebrados Se Diversificam

Molusco

A concha

Os moluscos são animais invertebrados (sem espinha dorsal) que têm como característica o corpo mole - molluscus, em latim, quer dizer exatamente "mole". A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio. "A concha protege o animal e também funciona como esqueleto, dando sustentação aos músculos do corpo para a movimentação. Ela aparece imediatamente após o nascimento da fase larval. A larva, freqüentemente menor que 1 milímetro de diâmetro, forma uma concha protetora chamada protoconcha", afirma o biólogo Osmar Domaneschi, da USP, especialista em moluscos. A fase larval geralmente tem duração breve, de horas ou dias, dependendo da espécie.
Daí o animal passa para a chamada fase juvenil, na qual já parece com um indivíduo adulto, com a diferença de que ainda não está sexualmente maduro. "O molusco juvenil continua secretando substâncias que constituem a concha, aumentando-a a partir da protoconcha larval até formar a concha definitiva", diz Osmar.

As Perolas

A formação de uma pérola, também denominada de margarita, ocorre em razão da penetração de substâncias, partículas (areia) ou microrganismos (vermes) entre a concha e o manto de algumas espécies de ostras.

Em resposta ao corpo estranho, o manto secreta uma série de camadas de nácar ou madrepérola, substância composta por pectatos de carbonato de cálcio na forma de cristais de aragonita, desempenhando um mecanismo de defesa do organismo. Naturalmente esse processo confere brilho à superfície da concha, e da mesma forma à pérola, que não necessita de lapidação ou polimento.

As pérolas cultivadas são produzidas inserindo, artificialmente, em outras produtoras de pérolas, uma pequena esfera envolta por um fragmento do manto extraído de uma ostra jovem.

Por aplicação dessa técnica, uma pérola demora em média três anos para se formar. Os japoneses são os pioneiros no cultivo desses moluscos, as ostras das espécies: Pinctada imbricata, Pinctada máxima e a Pinctada margaritifera, produzem pérolas de coloração creme, amareladas esverdeadas ou negras, com diâmetro variando de 2 a 17 mm.

Anelídeos

Introdução
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo alongado, segmentado e mole. O corpo dos anelídeos é composto por uma cabeça numa das extremidades e uma cauda em outra extremidade.

Classes de anelídeos

Oligoquetas

Os anelídeos oligoquetas vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce. A respiração destes animais é cutânea (pela pele) e o apêndice é de tamanho reduzido ou até mesmo ausente, no caso de algumas espécies.
Exemplo: minhoca

Poliquetas

Grande parte destes anelídeos vive no mar. Em cada segmento do corpo possuem apêndices locomotores. Outra característica comum é que cavam buracos na areia.
Exemplos: sérpula e neréis.

Hirudíneos

Vivem tanto na água doce como no solo. Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo. A respiração destes anelídeos ocorre através da pele (respiração cutânea).
Exemplo: sanguessuga
Curiosidade:
- Pesquisadores já catalogaram e estudaram mais de 6 mil espécies de animais anelídeos.

Sanguessugas

O que são sanguessugas?
Sanguessugas são seres hermafroditas pertencentes à classe Hirudinea, que se alimentam de sangue de outros animais, aos quais se fixam através das suas ventosas.

Existem mais de 500 espécies de sanguessugas, sendo que estas podem variar entre 6 a 30cm consoante a espécie.
Podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem na lama. Nas zonas tropicais existem espécies arbóreas que caem sobre as vítimas. Preferem lagos, lagoas e rios calmos de água quente.Uso na medicina
É importante referir que a sanguessuga não é apenas hematófaga (alimenta-se de sangue), muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se também de vermes, e certos insectos, além de matéria orgânica.

A sanguessuga utilizada para fins medicinais denomina-se por Hirudo medicinalis (foto à direita).
Este tipo de espécie alimenta-se do sangue de mamíferos e enquanto isso, produz uma substância anticoagulante, a hirudina, que ajuda na circulação sanguínea.

A sanguessuga medicinal deve ser estéril e originária de criadores especializados.

Pode ser indicada no tratamento de feridas infectadas e superficiais, com formações pustulosas.
O tratamento com a utilização de sanguessuga é contra-indicado em lesões
extensas, pois há o evidente risco de “perdê-las” no leito da lesão.

Artrópodes:

Grupos:

ArtrópodesO filo Arthropoda reúne uma grande diversidade de organismos, que se caracterizam por ter o corpo protegido por uma armadura rígida, o exoesqueleto de quitina. Seus representantes são divididos em três subfilos: crustáceos, quelicerados e unirâmios. Os crustáceos, em sua maioria aquáticos, são os camarões, as lagostas, os caranguejos, os siris, os tatuzinhos-de-jardim, etc. Os quelicerados, representados por aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros, são tipicamente de terra firme. Os unirâmios, como os piolhos-de-cobra (diplópodes), as centopeias (miriápodes) e os insetos, são animais de terra firme e constituem a maioria das espécies conhecidas de seres vivos.

Habitat:

Seu habitat tanto pode ser aquático quanto terrestre, e entre os invertebrados são os únicos dotados da capacidade de voar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário